50 ANOS NOTÍCIAS PROGRAMAÇÃO ÁLBUM LINHA DO TEMPO COMISSÃO CONVOCATÓRIA

Do Ceará, da Bahia, de Brasília ao exílio: a participação de Heron de Alencar na UnB

Em 21/4/2013, 12:58 por Por Carla Patrícia Santana
Neste artigo, a professora Carla Patrícia Santana (UNEB) descreve com detalhes o envolvimento do acadêmico e crítico literário Heron de Alencar com a construção da Universidade de Brasília (Professora Adjunta da UNEB - Universidade do Estado da Bahia) Extraído, com pequenas modificações, do texto publicado na Revista Cerrados: Revista do Programa de Pó-Graduação em Literatura do Programa de Pó-sgraduação em Literatura / Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília.

Antonio Ibañez relembra sua gestão como reitor

Em 11/3/2013, 18:08 por Luiz Fernando Molina, Secretaria de Comunicação
Engenheiro espanhol, naturalizado brasileiro, lançou livro de memórias sobre seus anos à frente da UnB “Quando sou reconhecido, na maioria das vezes, é por causa da UnB”, declarou o engenheiro que atualmente integra o Conselho Nacional de Educação e que também foi, dentre outros cargos, Secretário de Educação do Distrito Federal. A participação de Antônio Ibañez na reunião da Comissão foi a primeira de ex-reitores. No próximo encontro (Salão de Atos da Reitoria,18/3, às 14h), está agendada a presença dos professores Cristovam Buarque (reitor entre 1985 e 1989) e João Claudio Todorov (gestor de 1993 a 1997).

Ser professor

Em 22/11/2012, 20:13 por Dioclécio Campos Júnior
O dia do professor não é mera data destacada no calendário para simples eventos comemorativos. Vai muito além. Expressa o respeito pelo trabalho singular de alguém a quem cabe, anonimamente, missão transformadora no âmago da sociedade humana. Ser professor é entregar-se de corpo e alma à mais profícua relação de alteridade que se pode conceber. É dedicar a inteira existência aos predicados educacionais que promovem o bem comum. É vislumbrar universo de estimulação ideal em que a criatura humana seja o desabrochar incessante das mais diversas florações que constituem a inigualável riqueza das originalidades de cada qual.

A conquista de uma universidade de qualidade

Em 22/11/2012, 19:44 por Isaac Roitman
As universidades públicas no Brasil têm sido de elite. Os egressos do ensino médio oriundos de famílias de baixa renda em sua maioria não tinham acesso à universidade estatal. Esses estudantes formados em escolas públicas de qualidade duvidosa geralmente não tinham meios de pagar os cursos preparatórios para o vestibular. Algumas iniciativas foram introduzidas para modificar essa realidade. Uma delas foi a criação na Universidade de Brasília, em 1986, do Programa de Avaliação Seriada (PAS) com a aplicação de três provas, realizadas ao término de cada uma das séries do ensino médio.

Bem vindas e bem vindos

Em 29/10/2012, 17:54 por José Geraldo de Sousa Junior
Discurso proferido pelo excelentíssimo reitor José Geraldo de Sousa na abertura da cerimônia de boas vindas aos calouros, em 26 de outubro de 2012. Bom dia a todos e a todas, Nós nos apresentamos nesta recepção que é, ao mesmo tempo, um modo de acolher afetivamente, de oferecer uma prestação de contas e de transmitir a confiança na construção de um semestre em que possamos aspirar realizar nossas expectativas e objetivos – e vocês também, ao entrar na universidade.

Memória passada a limpo

Em 29/10/2012, 17:24 por
Simpósio relembra e debate a repressão sofrida pela Universidade de Brasília durante o período da ditadura militar. Foto: Mariana Costa/UnB Agência “Se a universidade não produzir cabeças abertas e pensantes, então não há razão para existir.” Esta foi uma das colocações do historiador argentino Pablo Posi, na palestra de encerramento, na tarde desta quinta-feira, 25 de outubro, do Simpósio UnB 50 Anos - pelos caminhos da memória, esquecimentos e lembranças da ditadura militar na UnB.

Um pioneiro da sociologia da cultura

Em 24/9/2012, 13:13 por
O jornalista e professor aposentado da UnB, Venício Lima, escreveu artigo sobre Fernando Correia Dias, ex-professor da UFMG e da UnB e pesquisador pioneiro da sociologia da cultura que faleceu aos 86 anos, em Minas Gerais, no último dia 8 de setembro. O texto foi publicad no site Observatório da Imprensa e é reproduzido no portal “UnB 50 Anos”. Por Venício A. de Lima em 20/09/2012 na edição 712. fonte: http://www.

A ousadia na criação da UnB

Em 20/8/2012, 20:37 por Vera Brant
Quando o Darcy voltou ao Brasil para ser operado de câncer no pulmão, em dezembro de 1974, levei o Juscelino para visitá-lo no hospital, no Rio. Quando saímos, o Juscelino me contou que, quando o Darcy estava tentando criar a Universidade de Brasília, juntamente com o Anísio Teixeira, ficava insistindo com o Victor Nunes Leal para marcar uma audiência com ele, presidente JK. Certo dia, estava ele fazendo a barba, tranquilamente, quando o Victor chegou com o Darcy, que mal o cumprimentou, e começou a falar da necessidade de criar a Universidade de Brasília.

Como nasceu a Universidade de Brasília

Em 20/8/2012, 19:27 por Vera Brant
Em 1959, o Darcy Ribeiro, que era vice-diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos- INEP- no Ministério da Educação, cujo diretor era o professor Anísio Teixeira, sonhou uma Universidade Brasileira que fosse a mais importante da América Latina. E insistia com o Presidente Juscelino para que a mesma fosse criada em Brasília. Após muita insistência, e graças ao apoio de Victor Nunes Leal e de Cyro dos Anjos, respectivamente chefe e sub-chefe de gabinete do Presidente Juscelino, Darcy foi encarregado do planejamento da Universidade de Brasília.

Um presente para a UnB

Em 25/6/2012, 19:19 por Grace Maria Machado de Freitas
O presente que gostaria de oferecer à Universidade de Brasília pelo seus 50 anos teria que estar em harmonia e honrar as premissas de sua fundação : “uma universidade que fundamentasse o espirito cientifico, cultural e tecnologico”, na capital do país, comprometida com a “solução de problemas brasileiros e com os padrões internacionais do saber”. Com isso em mente, detectar questões cruciais para o país e avançar em outras para pesquisar soluções são tarefas incessantes aqui na UnB, em todos os campos do conhecimento.