50 ANOS NOTÍCIAS PROGRAMAÇÃO ÁLBUM LINHA DO TEMPO COMISSÃO CONVOCATÓRIA

Você tem uma foto na UnB? Envie para nós. Procuramos imagens feitas pela Universidade. Pode ser a foto da formatura, um enquadramento nos jardins, algum instantâneo de uma aula ou até mesmo dos corredores do ICC.

São instantes como esse que queremos reunir. Se você possui algum registro histórico da UnB, envie para nós. Acesse o campo ao lado, descreva o contexto da imagem escolhida e anexe a foto em formato digital.

O retrato pode ser de qualquer um dos campi. O Campus Darcy Ribeiro, por exemplo, é certamente cenário onde milhares de professores, estudantes e funcionários viveram e vivem anos de sua vida. Agora, com os novos Campi, essa vivência se expande por outras cidades do DF.

A sugestão de criar o ÁLBUM DE RETRATOS é do professor Luís Martins, da Faculdade de Comunicação.

Todas as imagens enviadas para o ÁLBUM DE RETRATOS ficarão armazenadas no arquivo da UnB e serão utilizadas para fins institucionais, sob os cuidados da Secretaria de Comunicação (SECOM).

Caso a autoria da foto não seja sua, certifique-se que o mesmo liberou a divulgação e não esqueça de citá-lo na descrição da história.

Álbum de lembranças

Lorem ipsum do

Álbum de retratos

Presidente João Goulart assina, autorização de funcionamento da UnB (Lei 3.998). Cientistas são convidados a imaginar um novo modelo de universidade para o Brasil. Entre os nomes estão: Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, Afrânio Coutinho, Almir de Castro, Álvaro Vieira Pinto, Amilcar Vianna Martins, Antônio Houaiss, Celso Cunha, Eduardo Galvão, Eremildo Luiz Vianna, Euryalo Cannabrava, Florestan Fernandes, Jacques Danon, João Cristovão Cardoso, José Cândido de Carvalho, Gabriel Fialho, Gilberto Freyre, Haiti Moussatché, Jayme Abreu, José Leite Lopes, José Vargas.

Álbum de retratos

Essa foto foi tirada em 1985 para a disciplina "Introdução a Fotografia" no ensaio "A luz como forma" da professora Luiza Venturelli. Também foi utilizada na capa da edição especial do jornal Campus que cobriu a greve no início de 1987.

carteira estudantil

Carteira de Identidade estudantil. Ano 1973. Curso: Psicologia. Coordenadora do Departamento do Curso de Psicologia: Maria Cecilia Carareto Ferreira. Esposa do professor Júlio Romero Ferreira. Meu nome de solteira: Elisa Sousa Coelho. Fui monitora da disciplina Psicologia da Aprendizagem I, do Departamento de Psicologia do Instituto de Biologia da UnB/1974.

Uma gaúcha no Cerrado!

Na data desta foto eu estava muito feliz, quase concluindo o experimento de minha tese (q acabou virando noticia recentemente sobre a amêndoa do Baru). Enviei aos meus colegas do Sul para terem uma ideia de onde eu estava realizando o doutorado. Sempre comentei que o lugar era lindo, cercado de verde em que os alunos conviviam dmais com a natureza cercando todos os ambientes e que eu saia diariamente da Colina e caminhava pelo famoso minhocão. Está documentado o minhocão ICC-SUL.

Primeira Formatura na UnB

Essa foto é um retrato de formatura da primeira turma da UnB, em junho de 1966. Tomada no teatro Dois Candangos, mostra os diplomados com suas madrinhas, costume de então. Quem enviou a foto foi o administrador de empresas Joaquim Paiva Silva, que a recebeu de um colega. A turma juntava formandos de Economia e Administração. Na imagem aparecem os dois paraninfos, os professores José Maria Dias (Administração) e David Carneiro Júnior (Economia). O orador foi o economista Dércio Munhoz e o reitor à época, Laerte Ramos de Carvalho, que aparece na primeira fila.

Vote! UnB 1985

Ulisses Lacava. Jornal Laboratório Campus.

Disputa Eleitoral, 1984

Fonte: CEDOC FAC - UnB

Disputa Eleitoral, ICC Norte

Fonte: CEDOC FAC, UnB

"Abaixo as gatunagens","Fonte: CEDOC FAC - UnB

47bf13a67aec94497396eec74483f42e.jpg

Votantes a reitoria

Fonte: CEDOC FAC - UnB

Greve na UnB

FONTE: CEDOC FAC - UnB FOTO: Virginia Litwinczik

Greve na UnB

Manifestação de alunos, ida ao MEC. FONTE: CEDOC FAC - UnB

TITULO

Esta foto foi em um momento de muita felicidade....!!! Era o primeiro dia de aula no curso de doutorado em Ciências da Saúde-FS. Estava iniciando uma nova e vitoriosa etapa de minha vida.

Encontro dos saberes

E um dia de tarde, resolvi ficar perto de pessoas que estavam felizes e brincando - porque não é necessário ser pequeno pra isso! Snackline na UnB - delírios na minha Universidade queria

Debate em sala de aula

Beth Mendes e Arthur Virgílio

Vestibular 1982

Inscrições para o vestibular.

Debate no teatro de arena

Universidade de Brasília

Beijo no Ceubinho

UnB © CEDOC/FAC

Semana Constituinte UnB

UnB © CEDOC/FAC

Alimentação Alternativa / Ceubinho

UnB © CEDOC/FAC

Banca de Revista / Ceubinho

UnB © CEDOC/FAC

Beth Mendes e Artur Virgílio

UnB © CEDOC/FAC

Convocatória para ato público!

UnB © CEDOC/FAC

Urna do Tempo - abrir em 2022

Membros da Comissão UnB 50 Anos escreveram suas impressões e dicas para o futuro. A urna ficará guardada no CEDOC/UnB até 2022 para sua abertura junto às comemorações dos 60 anos da Universidade. Foto tirada no dia 22/04/2013, durante a última reunião da Comissão UnB 50 Anos e a criação da Comissão UnB. Futuro.

Paulo Freire na UnB

UnB © CEDOC/FAC

Polícia no Campus

UnB © CEDOC/FAC

TITULO

Construção do ICC

Foto: Prof. Aldo Paviani

TITULO

Álbum de retratos

Essa foto foi tirada no dia em que o escritor José Saramago recebeu o título de doutor Honoris Causa pela UnB, em 1997. Eu estava vendendo os livros dele no evento, quando passou o editor Luiz Schwarcz, que veio presenciar a outorga do escritor. O editor passou por mim e eu aproveitei para relatar a ele que que havia um outro vendedor, que nunca tinha estado na UnB antes, vendendo obras do mesmo autor. Nesse instante, o Schwarcz me chamou pra um canto e apresentou o Saramago e a Pilar, dizendo: -- Olha, esse é o Chiquinho e ele está reclamando que há um outro moço fazendo concorrência com seus livros (risos). Nesse momento, apareceu ´anjo´ registrou a conversa com o Saramago. O autor da foto, se não me engano, é esse nome que está escrito atrás da foto, um tal de C. Ponce de Leon.

Exposição UnB 50 Anos na BCE

No primeiro semestre de 2012, realizou-se uma exposição com quadros sobre a história da UnB. A mostra foi organizada pelo Pró-Memória e exibida em vários lugares, tendo como local de estreia a Biblioteca Central da UnB (BCE).

Frase no Cinememória

Cineasta Vladimir Carvalho doa casa da Fundação Cinememória para UnB. A ação aconteceu em 2012

Chapa vencedora - DCE UnB