50 ANOS NOTÍCIAS PROGRAMAÇÃO ÁLBUM LINHA DO TEMPO COMISSÃO CONVOCATÓRIA

UnB em 2012

Em 4/5/2012, 00:36 por admin

Graduação e pós estão no ranking QS Top Universities, que classificou a UnB como quarta universidade do país e 11ª na América Latina.

Cinquenta anos após a fundação, a Universidade de Brasília consolidou-se como referência de qualidade em educação superior. As ideias de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira saíram do plano da utopia para concretizar-se no dia a dia da Universidade. Hoje, a UnB conta com 1.683 professores, 30.727 alunos regulares e 8.913 de pós- graduação.

Os 105 cursos de graduação oferecidos pela instituição estão divididos entre quatro campi espalhados pelo Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Asa Norte), Planaltina, Ceilândia e Gama. A instalação de campi em outras cidades do Distrito Federal faz parte do projeto de expansão da UnB e tem como objetivo ampliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão em diferentes comunidades locais.

A qualidade na graduação e pós-graduação foi recentemente reconhecida no ranking QS Top Universities de instituições de ensino superior, que listou a UnB como a quarta melhor do país e a 11ª da América Latina. A avaliação considera a quantidade de artigos científicos publicados pelos pesquisadores da universidade, citações em revistas científicas, a quantidade de professores com doutorado e pós-doutorado, além da reputação acadêmica, medida por meio de pesquisas com acadêmicos e empresas. Atualmente a UnB oferece 147 cursos de pós-graduação stricto sensu e 22 especializações lato sensu.

A Campanha de Boas-Vindas aos calouros do 1º/2012 também marcou o início das comemorações dos 50 anos da instituição. Neste semestre, o slogan “Só se for agora” traduz a ideia de consolidação da Universidade de Brasília a partir dos ideais de seus fundadores, ao mesmo tempo, abrindo espaço para novas utopias. A campanha, focada em pessoas comuns que vivenciam a Universidade, reuniu palavras que alunos, professores e funcionários associam à UnB. Para os entrevistados, ideias como inovação, rebeldia, utopia, diversidade, modernidade, conquista, ruptura e ebulição são marcas da Universidade de Brasília.