50 ANOS NOTÍCIAS PROGRAMAÇÃO ÁLBUM LINHA DO TEMPO COMISSÃO CONVOCATÓRIA

A marca de uma história

Em 4/5/2012, 00:36 por admin

A Universidade de Brasília ganhou uma marca à altura de sua trajetória para marcar o ano em que completa 50 anos.

Lançada em dezembro do ano passado para abrir as celebrações do jubileu, a imagem traz em cores e formas a riqueza da história protagonizada pela instituição desde a criação, em 21 de abril de 1962, até os dias de hoje.

O desafio de representar 50 anos de história em uma imagem foi encarado pela dupla de designers brasilienses Pablo Júlio e Esteban Pinilla. Formados em Publicidade pela UnB, os sócios, que comandam a Anticorp Design buscaram inspiração em palavras e conceitos que representam o espírito da Universidade. Democrática, diversa, emancipatória, humanista, rebelde e produtiva foram algumas das características levantadas pelos criadores.

KA nova marca não substitui os traços tradicionais do símbolo da UnB, inspirado no formato de avião de Brasília e esboçado pelo urbanista Lucio Costa no início da década de 1960. A peça multicolor, representada por um grafismo multicolorido – como se fossem caixas sobrepostas - é um elemento a mais na identidade visual da universidade e já faz parte das ações e documentos produzidos pela instituição em 2012.

Estrategicamente planejada, a logomarca permite versatilidade no uso e pode ser reproduzida em cores, preto e branco, na horizontal e na vertical. O espírito progressista de Darcy Ribeiro, um dos idealizadores do projeto revolucionário que caracterizou a UnB, também aparece estampado na logomarca. O desenho deve ser complementar ao ícone verde-azul da Universidade de Brasília, vindo sempre ao lado dele.

Um produto da Secretaria de Comunicação da Universidade, a marca passou pelo crivo da Comissão UnB 50 anos, onde recebeu propostas de alteração nas cores: na proposta anterior havia um tom de rosa que não agradou aos integrantes. A percepção da forma final, avaliam os criadores, se dá de maneira subjetiva, de acordo com o que se conhece da Universidade. É visível nos traços arrojados, por exemplo, tanto a preocupação em valorizar a história como a de transmitir a ideia de projeção para o futuro que traçará os próximos 50 anos da UnB.

Pablo e Esteban acham que a logomarca representa bem a UnB, principalmente na questão da “rebeldia criativa”, tanto que rapidamente se incorporou à paisagem e ao entorno da Universidade. Ela agora aparece nas canecas que os calouros receberam como presente de boas-vindas, nos cartazes e em eventos promovidos pelos estudantes.