Artigos

Livro e música celebram Jubileu da Universidade de Brasília

Categoria: noticias

Com a presença de autoridades e membros da comunidade acadêmica, o Memorial Darcy Ribeiro sediou o lançamento do livro UnB 50 Anos: História Contada, na noite de quinta-feira (11).

A publicação conta com entrevistas realizadas com 28 personagens, desde aqueles que participaram dos primeiros anos a outros mais recentes, que atuaram ou atuam na UnB. O livro está disponível para venda nas livrarias da Editora UnB. 

Presente no lançamento, o reitor Ivan Camargo afirmou estar orgulhoso com a obra. “Agradeço principalmente aos entrevistados, pessoas importantes da história da Universidade de Brasília. Vamos construir os próximos 50 Anos com a mesma paixão. Estamos comprometidos com o futuro da UnB”, afirmou.

A professora Sonia Nair Báo, vice-reitora da Universidade de Brasília, disse que o lançamento do livro ocorreu em data histórica. “No mesmo dia em que nos encontramos com pessoas que participaram da trajetória da UnB e da elaboração do livro, tivemos cerimônia de boas-vindas para novos professores e técnico-administrativos, que vão dar continuidade a história de nossa universidade”, avaliou.

Organizadora da obra, a professora Thaïs de Mendonça Jorge agradeceu a colaboração dos profissionais e dos entrevistados que realizaram o livro. Thaïs também valorizou a importância do jornalismo. Segundo ela, “a atividade jornalística deve compartilhar histórias e construir mensagens que possam explicar o mundo”.

O ex-reitor José Geraldo de Sousa Junior considerou que a sessão de lançamento da publicação estava carregada de muito simbolismo. “O livro traz o registro do percurso da UnB até os dias de hoje. Seria importante um segundo volume com relato dos eventos de celebração do Jubileu que estão em curso e com perspectivas futuras”, sugeriu.

“A publicação não pretende esgotar toda a história da UnB. Nem mesmo uma coleção ou enciclopédia alcançaria tal tarefa”, analisa Fernando Oliveira Paulino, coordenador executivo da Comissão UnB 50 Anos. Para que mais eventos e obras impressas e audiovisuais sejam realizadas, Paulino convidou a comunidade acadêmica a apresentar proposta para a Chamada Pública UnB 50 Anos. Saiba mais aqui. O prazo se encerra no dia 17 de abril, às 17h.

MÚSICA - A atividade também contou com apresentação do cantor, compositor e professor Clodo Ferreira. Acompanhado de seus filhos João e Pedro Ferreira, Clodo afirmou estar feliz com o momento e brincou com o público. “Fiquei embargado com o momento, mas vocês sabem que um artista só deve se emocionar antes ou depois de cada apresentação”. Dentre outras músicas, Clodo tocou Cebola Cortada, Mentira da Saudade e Revelação.

O evento integra as celebrações do cinquentenário da UnB. Saiba mais sobre as atividades da Comissão UnB 50 Anos.