Artigos

Personagens da UnB contam 50 anos de história

Categoria: noticias
Escrito por Leyberson Pedrosa

O livro UnB 50Anos: História Contada traz reportagens, depoimentos e entrevistas sobre o jubileu da universidade. O lançamento aconteceu no Beijódromo no dia 11 de abril com apresentação do músico Clodo Ferreira 

Os cinquenta anos da Universidade de Brasília foram marcados por eventos comemorativos, reflexões, projetos e atividades culturais. Mas também por várias histórias, que foram registradas no livro UnB 50 Anos: História Contada. Esses relatos poderão ser conhecidos no dia 11 de abril durante o lançamento.

A obra reúne pessoas que vivenciaram diferentes momentos da instituição desde o seu nascimento, o período da ditadura até a retomada democrática. O professor, compositor e cantor Clodo Ferreira (autor de músicas como Revelação) é um dos entrevistados do livro e vai presentear o lançamento com um show acústico a partir das 18h15, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo).

O livro UnB 50 Anos:História Contada, organizado pela professora e jornalista Thaïs de Mendonça Jorge, é uma ação conjunta da Secretaria de Comunicação da UnB e da Comissão UnB 50 Anos, responsável por executar ações e eventos comemorativos do jubileu da universidade.

Antes, durante e depois dos 50

A primeira parte do livro traz depoimentos sobre os primórdios de luta e repressão e sobre os tempos de expansão e afirmação da UnB. A segunda parte é dedicada aos trabalhos desenvolvidos pelos representantes da Comissão UnB 50 Anos que, antes mesmo de 2012, estavam mobilizados para planejar as celebrações do cinquentenário da UnB. Na obra é possível encontrar relatos sobre homenagens que a UnB recebeu, os projetos contemplados pela Chamada Pública e textos dos membros da Comissão