Artigos

Edital da Secretaria de Cultura celebra Jubileu

Categoria: noticias
Escrito por Super User

R$ 100 mil vão ser investidos em projetos culturais de comemoração dos 50 Anos da UnB

A Universidade de Brasília é tema do mais recente edital lançado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Por intermédio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) estão sendo destinados R$ 100 mil para trabalhos de digitalização ou tratamento de acervo ou circulação de exposição individual ou coletiva de artes visuais. O anúncio foi feita na 32ª Reunião da Comissão UnB 50 Anos, realizada no último dia 18.

Os convidados especiais do encontro foram os ex-alunos Roberto Wagner Monteiro, Rubem Azevedo Lima e Gustavo Dalton. Eles compartilharam um pouco de sua história, quando alunos da graduação da universidade e de como a UnB está presente em suas atividades profissionais.

Detentor da matrícula 210/62, o Secretário de Estado Executivo do Conselho de Governo do Distrito Federal, Roberto Wagner Monteiro foi aprovado no primeiro vestibular da Universidade e tem viva a memória dos primeiros anos da UnB, que recebia visitas constantes de Oscar Niemeyer.

Monteiro fez o retrato claro daqueles dias e contou como viu a invasão do campus pelo Exército e pela Polícia. “Eles chegaram em duas viaturas. Levaram uma pessoa do alojamento em uma delas e foram embora deixando um carro para trás”, relatou. “Os estudantes, revoltados, viraram a outra viatura e atearam fogo nela. Era uma isca”, avalia o ex-estudante de Arquitetura que acabou se transferindo e formando em Direito.


O jornalista Rubem Azevedo Lima é um dos fundadores da FEUB.


Roberto Monteiro também aproveitou a oportunidade para sugerir que, em parceria com o Governo do Distrito Federal, a UnB participe com mais intensidade de questões regionais e nacionais. “É preciso ousadia para debater e apresentar propostas sobre temas como o enfrentamento do crack e o desenvolvimento da região metropolitana de Brasília”, afirmou.

O jornalista Rubem Azevedo Lima, que estudou letras clássicas na UnB, relembrou, do alto dos seus 90 anos, da criação da Federação dos Estudantes da Universidade de Brasília, a histórica FEUB, posteriormente presidida por Honestino Guimarães. “Propus ao professor Darcy Ribeiro que houvesse espaço para diretoria acadêmico nos moldes do que existia nos outros estados”, contou. Escolhido pela comunidade discente, Rubem foi um dos representantes da UnB no XXV Congresso da União Nacional dos Estudantes sediado em Petrópolis em 1963.

Já o biólogo Gustavo Dalton, que cursou graduação, mestrado e doutorado na UnB, relatou à Comissão sobre a relação histórica que a universidade mantém com a Polícia Civil do Distrito Federal, onde ele atua como perito criminal há 19 anos.

Ex-aluno do professor Isaac Roitman, membro da Comissão UnB 50 Anos, Dalton contou que dois terços dos mestres e doutores atuantes no seu setor são oriundos da Universidade de Brasília. “É a área do GDF com maior concentração de pós-graduados”, relatou.

Dentre os destaques da UnB neste campo de pesquisa está o primeiro laboratório de DNA policial do Brasil, e um trabalho inédito com a investigação envolvendo a pólvora. “Crimes e técnicas criminosas evoluíram”, avaliou Dalton. “A integração com a UnB é o que nos ajuda a nos manter atualizados.”


Gustavo Dalton é graduado, mestre e doutor pela UnB


Edital FAC - O anúncio do edital do FAC foi feito pelo subsecretário de Fomento da Secretaria de Cultura (SeCultDF), Leonardo Hernandes. Ele destacou o estreitamento da parceria entre a UnB e a Secretaria, citando as atividades realizadas no último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, coordenadas por professores da Faculdade de Comunicação e a realização do FLAAC como exemplos exitosos da parceria.

Outro fruto da parceria entre a UnB e a SeCultDF é a oficina sobre a elaboração de projetos culturais. O evento é gratuito e está programado para sexta-feira, 1° de março, das 8h20 às 12h no Auditório da Faculdade de Comunicação (Subsolo do ICC Norte). Intitulada "Como elaborar projetos para o Fundo de Apoio à Cultura?", o treinamento será ministrado por Gustavo Vidigal e Pedro Henrique, ambos da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Acesse aqui o edital o edital “UnB 50 Anos”. As inscrições estão abertas até 17 de março. Mais informações sobre a Comissão UnB 50 Anos em www.unb50anos.com.br