Artigos

Estudantes criam aplicativo "Mochileiro da UnB" para celular

Categoria: noticias
Escrito por Thiago Vilela

Estudantes da Engenharia de Computação (EC) lançarão, em dezembro, aplicativo "Guia do Mochileiro da UnB". Iniciativa faz parte dos projetos contemplados no edital UnB50anos.

Tudo começou quando os estudantes da Engenharia da Computação tiveram a ideia de criar a Struct, a Empresa Júnior do curso. Já para começar a empresa com o pé direito, se inspiraram no livro  "O Mochileiro de Galáxias" e deram início a um projeto ambicioso - sua primeira criação seria algo para revolucionar a UnB e tornar a equipe conhecida por toda a universidade: desenvolver o Guia do Mochileiro da UnB.

"A ideia era fazer um guia para todos. Um aplicativo que possuísse mapas para todas as localidades, que gerasse rotas para ajudar os calouros a encontrar suas salas", explica Tiago Vidigal, membro da equipe. Quando ficaram sabendo do edital lançado pela Comissão 50anos, o grupo de amigos resolveu aproveitar a oportunidade.

O aplicativo, que tem lançamento previsto para dezembro, está sendo desenvolvido na plataforma Android. De acordo com as pesquisas do grupo, o público universitário possui maior acesso ao sistema Android do que a outros também muito conhecidos, como o iOS (Iphone). O aplicativo roda em qualquer versão do sistema operacional do Google, a partir da versão 2.0.

Imagem 1. Tela inicial do aplicativo, que ainda está em fase de testes.

Mapas

Inicialmente foram escolhidos treze prédios do Campus Darcy Ribeiro, segundo sua importância em termos de fluxo de pessoas e serviços oferecidos ao estudante. Por exemplo, ainda que ninguém assista aulas na reitoria, ele é um dos principais prédios pelo grande número de serviços que oferece.


Imagem 2: Tela do aplicativo na função Mapas - no caso, da Reitoria.

O aplicativo possui ainda mais uma função: cada prédio possui uma história diferente, e conforme você vai conhecendo a universidade, recebe Conquistas (veja imagem 1), uma espécie de medalha virtual que incentiva o aluno a pesquisar um pouco mais sobre o local onde estuda. "A ideia é motivar o estudante a conhecer mais da história da UnB", explica Tiago.

Futuro

Com o projeto prestes a ser lançado, o professor André Drummond, coordenador da iniciativa, faz um convite para que outras entidades ou departamentos participem do projeto. A ideia, no futuro, é criar atualizações ou até mesmo um novo aplicativo, com mais funcionalidades, voltado para as novas versões do Android.