Artigos

Ivan Camargo toma posse nesta terça-feira como reitor da UnB

Categoria: noticias
Escrito por Taís Guerino, SECOM/UnB

Cerimônia será realizada no MEC, às 15h. Amanhã, às 9h30, em solenidade aberta no Centro Comunitário Athos Bulcão, haverá a transmissão do cargo.


Foto: LF Barcelos/UnB Agência

O novo reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, toma posse no Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 20 de novembro, às 15h. No dia seguinte, o ex-reitor José Geraldo de Sousa Junior passa o cargo para o professor de Engenharia Elétrica. A cerimônia será no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília, às 9h30. Na solernidade, o novo reitor nomeará Sônia Báo vice-reitora e os sete decanos.

Após a cerimônia na Universidade, Ivan Camargo viaja a São Paulo para cumprir seu primeiro compromisso oficial à frente da UnB. Ele participará de reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que vai debater temas como assistência estudantil e revalidação de diplomas de pós-graduação.

A cerimônia de posse desta terça, que será realizada no Salão de Atos do MEC, é um evento fechado e limitado a convidados da Universidade e do Ministério da Educação. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, vai compor a mesa ao lado de Ivan Camargo e do ex-reitor da UnB, professor José Geraldo de Sousa Junior. Organizada pelo cerimonial do MEC, a solenidade está prevista para durar 30 minutos. Entre os convidados do ministro, estarão representantes de secretarias do MEC, diretores e coordenadores da Secretaria de Educação Superior (Sesu), membros do Conselho Nacional de Educação (CNE), da Conferência Nacional de Educação (CONAE) e outros reitores de universidades federais. Também estarão presentes representantes de entidades como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

A UnB terá cerca de 50 convidados, entre representantes das duas administrações, tanto do reitor que sai quanto do novo, diretores de institutos e faculdades da UnB, familiares, ex-reitores, parlamentares federais e distritais, representantes do Governo do Distrito Federal (GDF), Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Associação dos Docentes da UnB (ADUnB). Para aqueles convidados que não conseguirem acompanhar a solenidade dentro do Salão, o evento deverá ser transmitido em um telão, montado no saguão do local.

CERIMÔNIA ABERTA - Organizada pelo cerimonial da UnB, a solenidade marcada para quarta-feira no Centro Comunitário Athos Bulcão vai formalizar tanto a transmissão do cargo de reitor quanto a posse da vice-reitora Sônia Báo e dos novos decanos. O evento é aberto à comunidade acadêmica e está previsto para durar cerca de duas horas.

De acordo com Cláudia Melo, do Cerimonial da UnB, devem integrar a mesa reitor, vice e decanos das duas gestões – os que deixam o cargo e os que tomam posse. A transmissão de cargo será simbolizada também pela troca de vestimenta chamada pelerine, uma espécie de capa ou veste oficial que os administradores universitários utilizam nas cerimônias solenes.

"Na ocasião, ex-reitor e vice têm sua pelerine retirada – que é personalizada com nome e cargo, de cor branca – e poderão levá-la para casa, enquanto novo reitor e sua vice receberão suas pelerines oficiais, também personalizadas e brancas. As vestimentas na cor preta somente são simbolicamente trocadas, sendo retiradas dos ex-decanos e colocadas nos novos", explicou.

CONFRATERNIZAÇÃO - Nomeado para o Decanato de Planejamento e Orçamento (DPO), o professor Carlos Alberto Torres afirmou que as expectativas da nova Reitoria são as melhores possíveis. “A Universidade vive um momento democrático e a alternância de poder e de gestão é extremamente salutar. Os dois times estão se reunindo e colaborando para que o melhor aconteça em nome da UnB e isso faz parte das nossas premissas e convicções. Os eventos de posse vão expressar os sentimentos de alegria e de confraternização que vivemos aqui”, ressaltou.

O mesmo sentimento foi reforçado por Gardênia Abbad, que vai assumir o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP): ”Estamos muito felizes com o convite, animados e com muita vontade de acertar e de trabalhar pela UnB. Espero que as cerimônias possam refletir a paz, a harmonia e o retorno de sonhos antigos que temos para a Universidade. Temos muito trabalho a fazer e pretendemos começar mantendo o que está bom e fazendo as alterações que acharmos necessárias, visando a maior eficiência e agilidade para a modernização do processo”.

Ivan Camargo e sua equipe estarão responsáveis por administrar uma estrutura que reúne, nos quatro campi da UnB, 34.738 alunos em 96 cursos, além de 2.348 professores, 2.733 servidores técnico-administrativos, 2.873 terceirizados, 1.190 prestadores de serviço e 1.514 estagiários, totalizando 10.658 trabalhadores.