Artigos

Livreiro Chiquinho: "o dia em que conheci Saramago"

Categoria: perfis_depoimentos
Escrito por Leyberson Pedrosa

Francisco Joaquim de Carvalho, mais conhecido como Chiquinho da Livraria, relata o momento em que conheceu o escritor José Saramago na UnB em 1997, a partir de uma foto que enviou ao Álbum de Retratos do hotsite.

Conhecido na UnB por sua livraria instalada na entrada do ICC-Norte, o livreiro Francisco Joaquim de Carvalho ou, simplesmente, Chiquinho, enviou ao hotsite UnB 50 Anos uma foto que registra um encontro inusitado e marcante para sua história junto à UnB. Leia o relato:


"Essa foto foi tirada no diaem que o escritor José Saramago recebeu o título de doutor Honoris Causa pela UnB, em 1997. Eu estava vendendo os livros dele no evento, quando passou o editor Luiz Schwarcz, que veio presenciar a outorga do escritor. O editor passou por mim e eu aproveitei para relatar a ele que que havia um outro vendedor, que nunca tinha estado na UnB antes, vendendo obras do mesmo autor.

Nesse instante, o Schwarcz me chamou pra um canto e apresentou o Saramago e a Pilar, dizendo:

-- Olha, esse é o Chiquinho e ele está reclamando que há um outro moço fazendo concorrência com seus livros (risos).

Nesse momento, apareceu ´anjo´ registrou a conversa com o Saramago. O autor da foto, se não me engano, é esse nome que está escrito atrás da foto, um tal de C. Ponce de Leon."

Assim com o Chiquinho, você também pode enviar uma foto marcante da sua história com a UnB para o Álbum de Retratos. Acesse o link e envie sua foto.